Cereja & Saúde

Cerejas

Desintoxicam e quase não engordam, são depurativas e diuréticas.

As cerejas ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm muito poucas calorias e contêm fibra, que sacia e combate a prisão de ventre.

A sua temporada começa em finais de Abril e prolonga-se até Agosto.

Esta pequena delícia pertence ao género prunus e, dependendo do sabor, pode ser de duas classes, doce ou ácida (também conhecida como amarena).

Como escolher as melhores

A cereja é uma fruta que deve ser apanhada o mais madura possível porque, se for apanhada verde, não vai ficando mais doce, como acontece com outras frutas (pêras, bananas, maçãs, etc.). Assim, se comprar cerejas verdes, vão continuar verdes.

As mais carnudas e maiores são sempre as que têm melhor qualidade. Devem estar limpas, com a pele firme, brilhante, inteira e sem golpes nem manchas.

Os talos devem ser verdes e frescos, bem presos ao fruto, sem marcas nem bolor no ponto de união entre os dois.

Como conservar

Guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Desta forma conservam-se sem problemas até duas semanas.

Pode congelá-las tal como estão ou submersas numa calda ligeira, apesar das variedades mais escuras serem as que melhor suportam esta técnica.

Lave-as bem. Não basta introduzi-las num recipiente com água. Para evitar intoxicações é preciso lavá-las por baixo da água da torneira, porque só assim é possível remover os vestígios de produtos químicos (fungicidas e antibolor) utilizados para evitar os danos causados por insectos e bactérias e de outras substâncias para melhorar o seu aspecto.

Sugestões de degustação

Cruas são um lanche excelente, muito pobre em calorias. Também pode acrescentá-las a saladas de frutas e compotas, tartes, pastéis, empadas doces, mousses e sorvetes.

Experimente-as com iogurte natural, requeijão, como recheio de crepes ou com gelado.

O contraste de sabores vai surpreendê-lo se as servir com pratos de caça, porco e aves. Se as colocar a fermentar em aguardente obterá um bom licor.

O poder da frutose

A cereja é uma fruta muito rica em hidratos de carbono, sobretudo, em frutose (neste caso concreto, a levulose), pelo que é uma variedade muito recomendada para pessoas que precisem de um açúcar saudável e energético.

Ao contrário do que sempre se pensou, são igualmente aconselháveis para os diabéticos (quando consumidas de forma moderada), já que é um açúcar bem tolerado.

Também são muito eficazes para combater a obesidade.

O que contêm…

Calorias: 60
Hidratos de carbono: 13,3 mg
Fibra: 1,6 mg
Vitamina A: 24 ?g
Vitamina C: 6 ?g
Potássio: 210 mg
Magnésio: 10 g
Cálcio: 14 mg

Valores por 100 g de cerejas
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

7 benefícios das cerejas

1. Eliminam toxinas e evitam a retenção de líquidos.

2. Combatem também a prisão de ventre graças ao efeito laxante da fibra.

3. A sua fibra neutraliza as gorduras, impedindo que passem para o sangue. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a prevenir a aterosclerose e a controlar a glicemia (taxa de glicose no sangue) nas pessoas diabéticas.

4. São ricas em potássio, indispensável para manter o ritmo cardíaco e a actividade muscular.

5. Têm flavonóides e ácido elágico, dois poderosos antioxidantes com acção anti-séptica.

6. Contêm substâncias febrífugas (debeladoras da febre) e analgésicas, que aliviam a dor da gota, reumatismo, artrose…

7. As suas vitaminas e minerais reforçam o sistema imunitário e activam as defesas.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista

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